sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

ENTREVISTA A JULIANO - TREINADOR S. PEDRO

NOME: Carlos Juliano
CURSO TREINADOR FUTSAL: II Nível
ANOS COMO TREINADOR: 6
CLUBES QUE TREINOU: S.Pedro F.C.F.
IDADE: 37 anos

.

O Blog vai entrevistar vários treinadores Algarvios de forma a dar a conhecer a forma como trabalham o que pensam e as suas grandes necessidades. Começamos por Carlos Juliano, Treinador do S. Pedro equipa de Faro e actual primeira classificada do Campeonato Distrital da 1ª. Divisão.
.
A equipa do S. Pedro é reconhecida pelo trabalho que tem vindo a ser desenvolvido ao longo destes anos.
Todos os anos consegues montar uma equipa competitiva, mesmo perdendo jogadores importantes.
Há vários anos que lutam pelo título Algarvio e consequentemente a subida aos Nacionais, mas algo corre mal na recta final de cada época.

JULIANO: Em 2005/06 e 2006/07 o S. Pedro terminou em 2º lugar; nas duas épocas seguintes terminou em quarto; em 2005/06 começámos mal e tivemos um segunda volta impressionante, sem derrotas, ficando a um ponto do vencedor mas registando vitórias nos últimos sete jogos onde defrontámos o 1º, o 3º e o quarto classificados; em 2006/07 liderámos durante toda a competição mas fomos prejudicados pelas 16 expulsões ocorridas (disputámos o jogo em Martinlongo, 19ªjornada, com 5 jogadores de campo seniores e um júnior), por factores externos, pela imponderabilidade que sempre acontece no desporto e por alguns erros próprios; estes foram os anos em que tivemos plantéis mais fortes; nos dois anos seguintes conseguimos andar na frente mas não tivemos um plantel suficientemente equilibrado que nos permitisse terminar na frente.

Nas quatro épocas que referi sofremos sempre com a débil estrutura que possuímos que não nos permite controlar da melhor forma os vários factores decisivos para o sucesso como sejam as condições estruturais e humanas, a organização do clube para dentro e para fora e a estabilidade emocional dos jogadores que vão sendo aliciados por outros emblemas ao longo da época; na verdade, as pessoas que trabalham para o clube como o Luis Matias, o Pedro Cláudio, a Laura, o Lopes, o Miguel, os capitães de equipa Óscar, Pinto e Beto, eu próprio e outros pessoas que por cá já passaram, fazemo-lo a título gratuito e de forma não profissional pelo que, não obstante o enorme esforço realizado, os factores críticos de sucesso não são devidamente controlados.
.
Que tem corrido mal nos finais de época?
.
JULIANO: Os problemas que o clube tem e os factores críticos de sucesso que não controlamos de todo vão-se agravando ciclicamente ao longo da época. Se um jogador não joga por opção do treinador vai aceitar tanto melhor quanto maiores forem as contrapartidas que o clube lhe ofereça; se é aliciado por outro clube é menos vulnerável se se sentir completamente integrado pela estrutura e se tiver alguma compensação financeira; face a este enquadramento, o trabalho do treinador no sentido de ter uma equipa competitiva e disciplinada evitando, simultaneamente, a saída de jogadores, é muito difícil e vai-se tornando mais difícil à medida que a época vai avançando.

Vou dar um exemplo. Para o primeiro jogo da época tive 16 jogadores disponíveis. Entretanto, mais um foi inscrito. Para o próximo jogo com o Stº Estêvão amanhã, entre lesionados, doentes com gripe, ou por outros motivos, a convocatória incorpora 11 jogadores dos quais três eram juniores o ano passado, um está convocado mas “preso por arames”, e dois não jogaram futsal o ano passado. Esta situação poderá manter-se ou agravar-se até final da época porque não sendo remunerados, por vezes os jogadores têm que optar entre o futsal e a sua via privada, familiar ou profissional.


Este é o ano do S. Pedro?

JULIANO: Penso que poderá acontecer uma situação idêntica aos outros anos, os problemas organizativos internos irresolúveis por falta de meios juntamente com determinados factores que não controlamos nem queremos controlar, tornam o título numa miragem. A possibilidade do S.Pedro ser campeão nos juniores femininos é mais real.

Reconstruir todos os anos uma equipa é um grande mérito teu, não é fácil transmitir aos novos atletas rotinas que já foram adquiridas pelos que já estão no clube à algum tempo, qual o segredo?

JULIANO: Este ano foram inicialmente inscritos 17 jogadores. Nenhum jogador tem qualquer remuneração. Dos 17 jogadores, quase 50% não jogaram futsal sénior na época anterior; realizamos apenas 2 treinos por semana; face a este enquadramento, só com a grande ajuda de todos jogadores que transitaram da época anterior, nomeadamente os capitães e os mais experientes, e o auxílio indispensável do Luis Matias e do nosso Presidente Pedro Cláudio, foi possível integrar com alguma eficácia os mais novos nos princípios do clube e no modelo de jogo da equipa. Este processo continua e está longe de terminar.

Um treinador nunca está satisfeito com a equipa que tem, acha sempre que poderia ter outro ou outros jogadores, para ficar mais forte.
Este é o melhor plantel que já tiveste, ou melhor, será esta a equipa mais equilibrada?

JULIANO: As equipas com o conjunto de jogadores mais forte foram as de 2005/06 e 2006/07; a deste ano é forte mas veremos no fim se é a melhor.
.
O S. Pedro tem um misto de atletas experientes com alguns jovens, é fácil gerir esta mescla de atletas?

JULIANO: Sim, muito fácil, quando os jovens têm motivação e bons valores.

A maior parte das equipas do Distrital joga em 3x1, muito poucas utilizam o 4x0, será por não terem rotinas / ou não terem o conhecimento ideal para a utilização do 4x0. Digo isto porque, também vejo que quem joga em 3x1, utiliza um pivot móvel que muitas vezes cai numa ala. Será que o pivot está em vias de extinção ou é também uma evolução dessa posição específica?

JULIANO: Mais importante do que o sistema é a dinâmica, as rotinas e os princípios; um bom pivot é útil a qualquer equipa e pode ser utilizado nos dois sistemas; a sua maior ou menor mobilidade dependerá das rotinas da própria equipa e do adversário.

O Campeonato deste ano está muito equilibrado, mas o equilíbrio não é sinónimo de qualidade. Em tua opinião é um campeonato nivelado, mas de qualidade ou por baixo?

JULIANO: Ainda não jogámos com todas as equipas; como em todos os anos, há quatro ou cinco equipas que lutam para o primeiro lugar e outras tantas mais limitadas que não poderão lá chegar; tenho visto poucos jogos não tenho opinião segura.

Quem vê a equipa do S. Pedro, observa uma equipa com princípios de jogo, com rotinas adquiridas, achas que o atleta Algarvio está preparado para trabalhar semanalmente, para aplicar durante o fim-de-semana o conhecimento adquirido?
Pergunto isto porque vejo muitas equipas na 1ª. Divisão Distrital, que não têm essa preocupação, não existe trabalho, é feito tudo no improviso.

JULIANO: Cabe aos treinadores serem exigentes com os seus jogadores no sentido de o jogo ser o reflexo ou um prolongamento do que se faz nos treinos.

Actualmente começa a aparecer o que eu chamo de geração do Futsal, ou seja, atletas que chegam a seniores com formação no Futsal, o que não acontecia há uns anos atrás, porque só vinha para o Futsal quem não tinha sucesso no futebol 11.
Que importância tem para ti a formação do atleta, na nossa modalidade?


JULIANO: É obviamente essencial porque as características do jogador de futsal são muito diferentes das do jogador de futebol 11; esta época temos dois jogadores, um ainda júnior e o outro 1º ano de sénior, que tiveram essa formação e que têm grande facilidade em apreender as rotinas, os métodos de jogo, os princípios, etc.
.
A estrutura da equipa do S. Pedro tem sido mais ou menos a mesma ao logo destes anos. Que apoios têm e quais a vossas maiores necessidades?

JULIANO: Apenas temos o apoio da firma Elevis Elevadores que cobre 50% do orçamento anual dos seniores; apoio público financeiro não temos desde há três anos para cá; apenas utilizamos a carrinha de 9 lugares da Junta de Freguesia de S. Pedro. Nada mais.

O projecto e trajecto do S. Pedro, tem sido de grande consistência e equilibrado, temos visto muitas equipas que entraram no Futsal com a ambição de subirem aos nacionais e se não conseguem nos 2 primeiros anos esse projecto acaba. O S. Pedro não vive com a ansiedade e necessidade de se afirmar no panorama nacional e ser mais um?
Parece quererem cimentar estruturas e darem um passo de cada vez, é esse o segredo?


JULIANO: Não recebendo qualquer apoio financeiro para além do referido, não podemos ter grandes ambições a não ser ter uma equipa competitiva, que joguem bem, com valores desportivos e humanos adequados, e que tente acabar cada campeonato o mais acima possível; se alguma vez formos campeões avaliaremos, na altura, os apoios que podem chegar.

Nunca seremos mais um porque somos o S. Pedro.
.
A formação num clube é importante, no entanto o S. Pedro este ano não tem escalões de formação, excepto as juniores femininas. É por terem poucos apoios que não investem mais na formação?
.
JULIANO: Tivemos três escalões de formação há três época atrás mas desistimos devido às dificuldades financeiras óbvias com que nos deparámos. As juniores femininas são praticamente auto-suficientes porque pagam uma quota anual para poder jogar.

Que análise fazes ao Futsal Algarvio?

JULIANO: Está em evolução e vai continuar a evoluir; seria importante ter uma equipa na 1ª divisão.
.
Existem duas divisões nos distritais, parece existir um grande desnível, nas equipas. Os nossos campeonatos estão bem estruturados?
Todos os anos aparecem e desaparecem equipas, isso também não é benéfico.


JULIANO: Presumo que muitas equipas que tiveram a mesma motivação que nós quando começámos têm também depois os mesmos estrangulamentos e, não tendo condições, acabam por desistir.

O S. Pedro é uma equipa de Faro, a capital Algarvia parece este ano querer mostrar que tem potencial. Tem uma equipa nos nacionais, duas na luta pela subida aos nacionais e aparece o Bonjoanenses na segunda divisão distrital. Acreditas que existe espaço para tantas equipas?
A autarquia tem demonstrado interesse em apoiar os clubes em termos de infra-estruturas. Já que só existe 1 pavilhão e todos sabemos as condições que tem.

.
JULIANO: Desde que existam jogadores, treinadores e dirigentes com ambição, o limite é aquele que a capacidade humana demonstrar. Se o Bonjoanenses tem ambição de construir um projecto, se foram dadas condições públicas para o desenvolver, não vejo qualquer problema.
.
Ao fim de 8 jornadas e com o conhecimento que tens do Distrital, e faltando ainda tanto para o término do mesmo, quem são as equipas que se apresentam em melhores condições para lutarem até ao fim pelo titulo Algarvio?

JULIANO: O Atalaia, A casa do Benfica, o Santo Estevão e o S. Pedro.

Estamos bem representados nos campeonatos nacionais?

JULIANO: Sim.

.
Numa sequencia de perguntas e respostas rápidas:

Qual o melhor treinador português?
.
JULIANO: Alípio Matos

Qual o melhor treinador Algarvio?

JULIANO: Tomás (actualmente no Stº Estevão)

Qual o melhor jogador português?

JULIANO: Pedro Costa

Qual o melhor jogador Algarvio?

JULIANO: Pedro Cary

Qual a melhor equipa Algarvia?

JULIANO: Albufeira Futsal

Quem vai ser campeão Distrital?

JULIANO: Não sei
.
Existe algum jogador algarvio em condições para jogar num grande?

JULIANO: Sim, o Maia do Albufeira Futsal, Mica e Pedrinho do Louletano.

Agradeço a tua disponibilidade e boa sorte para o resto do campeonato.

Luis Barradas


1 comentário:

  1. Oi Luis e Oi Juliano. Venho fazer um breve comentario a esta entrevista, um pouco tardiu e verdade mas so agora agora tive tempo pra a ler.
    O Juliano tem razao em quase tudo o que disse, pois ha um factor no qual eu nao concordo, a formacao pois pra mim e um factor super importante pra se conseguir objectivos, como por exemplo chegar aos nacionais. Se ha dinheiro pra se investir no escalao senior nao ha dinheiro pra se investir em escaloes de formacao? Ou sera que ha pouca vontade de que isso aconteca? Eu sei o que se passa, querem e resultados a curto prazo e com a formacao temos de trabalhar muito e ser pacientes porque os resultados so aparecem no futuro e se gostamos realmente de futsal e se gostamos de ganhar e principalmente se gostamos que os jogadores gostem de nos, que e o principal temos de ser pacientes e empenhados. Mas tambem digo, se investirem na formacao nao invistam so um ano porque isso nao vai dar em nada.
    Comecei na optica Rui Futsal, passei pelo S. Luis na qual foi a unica equipa senior daquele clube e pelo qual fui campeao do Algarve como jogador e tambem fui treinador de juniores, e quando este clube terminou que passei pro S. Pedro a convite do Juliano pra ser jogador e treinador de juniores e foi aqui que ganhei um amor enorme pelo clube o qual acompanho pela net toda a sua "evolucao". Pra terminar, e pelo amor que tenho pelo clube peco que invistam na formacao e acabem para ja com o escalao senior, pois o clube tem estrutura pra investir na formacao pois tem treinadores, Matias e Juliano com cursos e com qualidades acima da media, treinadores com vontade, ambicao e caracter, tem o capitao Oscar que tambem podem aproveitar pra equipa tecnica e tem acima deles o Pedro Claudio que trabalhando bem com os seus conhecimentos, cargo e postura consegue os apois necessarios pra o S. Pedro Futsal investir novamente na formacao em 2 escaloes, infantis e iniciados, o que ja tiveram numa epoca anterior.
    Um grande abraco pra ti Luis, Juliano, Matias, Pedro e Oscar toda a equipa do S. Pedro.

    Ass. Vitor Guerreiro

    ResponderEliminar